No final de setembro, a Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, informou o avanço nas etapas necessárias para o armamento da Guarda Civil Municipal. O desenrolar do fato vem sendo realizado há anos para ser concretizado.
Quarenta agentes da Guarda Civil Municipal de Araruama foram selecionados e iniciaram o curso de capacitação de manuseio de armas de fogo, ministrado pela empresa LR Staff, e também fiscalizado pela Polícia Federal. O Responsável pedagógico é o policial civil e instrutor de tiro, credenciado pela Polícia Federal, Jorge Ray da Silva Gomes.
O curso será todo presencial, com duração de 150 horas de instruções teóricas, que serão ministradas em Araruama e 150 horas de aulas práticas, que vão acontecer em um clube credenciado e autorizado pelo Exército Brasileiro, em Cardoso Moreira.
Só depois de aprovados, é que os 40 agentes vão estar habilitados a terem a concessão institucional do porte de arma de fogo.
"A medida está prevista na lei federal 10.826, chamada Lei do Desarmamento, de 2003, que autoriza o porte de arma de fogo pelos guardas municipais. A finalidade é aumentar a segurança pública dentro do município de Araruama, através de profissionais aptos e preparados para agir com responsabilidade, visando sempre a proteção dos moradores", finalizou a nota da Prefeitura Municipal de Araruama.