dezembro de 2022
terça-feira, 20 de dezembro de 2022
CULTURARTE 252 - dezembro de 2022 - 18 anos
dezembro de 2022
domingo, 20 de novembro de 2022
CULTURARTE 251 - novembro de 2022
CULTURARTE 251 - novembro de 2022
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Dia Nacional dos Ostomizados é celebrado na Policlínica de Manilha
A Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Filoco, em Manilha, que também é Polo Regional de Ostomizados, celebrou o Dia Nacional dos Ostomizados, nesta quarta-feira (16/11). A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promoveu uma manhã com palestra, música e atividades para os pacientes.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, falou da importância do polo, que além do município de Itaboraí, atende as cidades de Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim.
"Queria destacar o trabalho fundamental da equipe do Polo Regional de Ostomizados Itaboraí. Nós lutamos por isso, para que todos os nossos usuários da rede sejam bem atendidos e recebam o cuidado que merecem. Estamos trabalhando para implantar a Casa do Ostomizado, para atender ainda melhor", disse o secretário.
Atualmente, 230 pacientes estão cadastrados em Itaboraí, e recebem mensalmente, um kit contendo 10 bolsas coletoras de colostomia e/ou urostomia e material como gazes, adesivo, placa protetora, dentre outros, dependendo da necessidade de cada paciente. O Polo também dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por médico cirurgião, enfermeira estomaterapeuta, técnica de enfermagem, assistente social, psicóloga e nutricionista.
A coordenadora do Polo de Ostomizados Itaboraí, Renata Mendes, destacou a importância do evento, que visa acabar com o preconceito e dar visibilidade às pessoas que passaram por essa cirurgia.
"Escolhemos fazer exatamente na data em que é celebrado o Dia Nacional dos Ostomizados, 16 de novembro. Até porque muitos nem sabem o que esse dia significa. Mas é uma data que foi instituída pela lei nº 11.506/2007 em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Ostomizados em 1985. Hoje é um momento de troca de experiências, que podemos mostrar que os ostomizados podem ter uma boa qualidade de vida", falou a coordenadora.
A palestra 'Qualidade de Vida do Ostomizado' foi ministrada pela enfermeira estomaterapeuta, Danielle Valadão, e a música ficou por conta do cantor Vagner Marins. Estomizados ou Ostomizados são pessoas que devido à má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma.
O Polo I de Atenção às Pessoas Ostomizadas Itaboraí fica sediado na Policlínica de Manilha, localizada na Rodovia BR-493, Km O. Para se cadastrar no programa, basta ir diretamente ao setor, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência com CEP atualizado e em nome do paciente, laudo médico cirúrgico com CID e telefones para contato.
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
ASSÉDIO MORAL E ABUSO DE AUTORIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL CAUSAM INDIGNAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PAIS DE ALUNOS
DIRETORA É ACUSADA DE PERSEGUIR E HUMILHAR QUEM OUSA DIVERGIR DOS SEUS DELÍRIOS DE AUTORITARISMO
EM NOTA SEPE COSTA LITORÂNEA FAZ RELATO DAS DENÚNCIAS E SE SOLIDARIZA COM PROFISSIONAIS
A comunidade escolar da Escola Sebastião Manoel dos Reis, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro está indignada com as atitudes nada democráticas da diretora da unidade, professora Sebastiana Maria Arruda Ramalho da Silva.
Relatos de professores e pais de alunos dão conta de que Sebastiana se relaciona com professores e funcionários de forma arrogante, autoritária e ditatorial, impondo clima de verdadeiro terror a quem ousa de alguma forma discordar das decisões absurdas por ela adotadas.
De acordo com informações de funcionários que pediram para não ser identificados por receio de represálias, Sebastiana Maria foi indicada pela secretaria de Educação ao cargo de diretora sem nenhum processo consultivo.
"A secretaria impôs goela abaixo de todos nós uma diretora completamente despreparada, tanto no aspecto da competência de gestão escolar, como também psicologicamente. Ela é completamente desequilibrada", desabafa uma mãe de aluno, que também só se se dispôs a falar sob o compromisso de ter a identidade preservada.
O quadro é insustentável.
A nota do Sindicato dos Profissionais da Educação - Sepe Costa Litorânea diz em relação à gestão da diretora, entre outras coisas, que "logo no início passou a praticar atos que configuram assédio moral e abuso de autoridade, ferindo o princípio de uma gestão democrática, tais como: imposição de suas decisões sem qualquer consulta à equipe, criminalização e perseguição àqueles que realizam algum questionamento, humilhação à funcionários, sem lhes dar o legítimo direito de defesa, culminando na devolução sem justificativa plausível de duas professoras e a exoneração de uma funcionária sem nenhuma justificativa.
Outro caso é uma criança com restrição alimentar grave sem nenhuma atenção da direção".
"Os profissionais estão adoecendo, com crise de choro, depressão".
Abaixo, trecho do documento enviado ao SEPE COSTA LITORÂNEA:
terça-feira, 8 de novembro de 2022
Guarda-chuvas voltam a decorar a Travessa Espírito Santo em Itaboraí
Após período de manutenção, os guarda-chuvas da Travessa Espírito Santo, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, voltaram a fazer parte da decoração da rua conhecida como 'beco'. Desta vez, a nova estrutura conta com 120 guarda-chuvas coloridos, 50 a mais do que antes, cobrindo toda a extensão da rua.
A atração, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com comerciantes e empresários locais, foi inaugurada em fevereiro deste ano. E por conta do grande sucesso entre os moradores da cidade e de outros municípios, foi ampliado o número de guarda-chuvas e sua extensão. Ao todo, agora, totalizam 46 metros de extensão.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, os guarda-chuvas tiveram que ser retirados para a manutenção, por conta do período de exposição em que ficaram ao tempo.
"Neste período de manutenção, recebemos muitos pedidos para que voltasse a instalação dos guarda-chuvas. Temos a convicção que o local virou referência cultural e de lazer no município. Além de formar um ambiente bonito, ainda traz segurança para as pessoas que passam pela travessa, visto o quanto está iluminada", disse o secretário.
Cada guarda-chuva tem um metro quadrado (1m²) e é confeccionado com madeira, alumínio, fibra de carbono e tecido de poliéster com proteção UV. A estrutura é de ferro galvanizado e possui 60 pontos de iluminação.
História – Em 1944, a Travessa Espírito Santo foi a primeira rua calçada do município. Em 1986, o local foi transformado em uma área de lazer para a população.
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
CULTURARTE 250 - outubro de 2022
CULTURARTE 250 - outubro de 2022
Cris Shimit, fotos de Rosane Rede
sábado, 8 de outubro de 2022
Caminhada Rosa: mulheres se unem contra o câncer de mama em Itaboraí
Com mais de 1.700 inscritos, a caminhada começou na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, e percorreu a Avenida 22 de Maio
Itaboraí amanheceu com as ruas tomadas por pessoas vestidas de rosa para a tradicional Caminhada Rosa, que foi realizada no sábado (08/10). Com mais de 1.700 inscritos, o evento começou com a concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, e percorreu a Avenida 22 de Maio. A ação foi promovida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde, Turismo e Eventos, Cultura e Esporte e Lazer.
A primeira-dama do município, Pâmela Delaroli, e a mãe do prefeito de Itaboraí, Ieda Delaroli, participaram do evento. A Caminhada Rosa marca a programação da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Durante a manhã, a ação contou ainda com 'aulões' de dança para os participantes e a Secretaria Municipal de Saúde também realizou marcação de mamografia.
"A caminhada foi linda! É muito bom ver as mulheres unidas nessa luta contra o câncer de mama. Quanto mais informação divulgada sobre a prevenção, mais mulheres saem vitoriosas dessa batalha. É dia de conscientizar, mas também de celebrar a força feminina, a vida e a união", destacou a primeira-dama, Pâmela Delaroli (foto abaixo).
Para garantir a segurança de todos os participantes, agentes da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Segurança e Transporte, interditaram parcialmente as vias do percurso e fizeram desvios pontuais para evitar transtornos no tráfego. A Caminhada Rosa integra as ações de alerta para prevenção ao câncer de mama e, ao longo do mês de outubro, serão realizadas outras ações como rodas de conversas nas unidades de saúde.
A luta contra a doença foi oficializada por lei em Itaboraí em 2017, fazendo com que todos os anos, alertas como este façam parte da rotina dos moradores. De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Lilian Pacheco, a ação também é uma forma de levar alegria.
“Esse evento vem para conscientizar a população e também para que todos se divirtam. Desta forma, divulgando a prevenção, as informações sobre o câncer de mama e as formas de diagnóstico. Fizemos a marcação de mamografia no local para quem solicitou, mas é importante ressaltar que as unidades de Saúde sempre fazem”, afirmou a coordenadora.
Presente na caminhada, o médico oncologista do hospital Darcy Vargas em Rio Bonito e que atende também pacientes de Itaboraí, Edmar Lopes (foto acima), afirmou que o grande objetivo da Caminhada Rosa é celebrar a vida. "Outubro Rosa, vejo como o mês de celebrar a vida. O diagnóstico precoce é a vida. A mulher conhecer o seu corpo é celebrar a vida. A mensagem é: conheça seu corpo, busque ajuda. O câncer não é um ponto, é uma vírgula”, enfatizou.
A moradora de Ampliação e vencedora da batalha contra o câncer de mama, Ana Claudia Rodrigues, de 53 anos, comentou que a Caminhada Rosa também serve como uma forma de incentivo. “Eu tive câncer de mama, tirei o quadrante, fiz radioterapia e quimioterapia.
Acho que a caminhada ajuda as pessoas, as mulheres, a se cuidarem, a fazer o autoexame, a se amarem mais e a não terem medo. Estamos demonstrando que, se a gente conseguiu, elas também podem. É ser forte e não deixar que a doença venha te derrubar”, ressaltou.
Após a realização da Caminhada Rosa, o entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto também abrigou a Feira do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da região, com produtos de artesanato e agroecologia, realizados por empreendedores locais.