O Estado do Rio tem quatro entre as dez melhores praias de um ranking com 13 países, feito pelo Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS). A praia de Itaúna, em Saquarema, ficou em segundo lugar geral na lista. Búzios, com Azeda e Forno, e a cidade do Rio, com Grumari, também fazem parte do top ten.
A CIF-PLAYAS avaliou 123 praias nas Américas, Europa e Oceania e, de acordo com seu levantamento anual, em 2024, o Brasil ficou com cinco praias entre as dez melhores, sendo uma delas em Salvador, na Bahia. As outras cinco são de Cuba.
Para a entidade, a praia de Saquarema mereceu o segundo lugar ao atingir uma pontuação de 0,943, numa escala que vai de zero até um. Melhor do que ela, só a praia de Varadero, em Cuba, no trecho em que fica em frente ao hotel Meliá Las Antillas, que chegou a 0,951.
Os pesquisadores do CIF-PLAYAS apontam que a praia de Itaúna, em Saquarema, é “conhecida por sua beleza natural, águas cristalinas e areia fina, sendo palco de importantes competições esportivas”. O ranking ainda lembra que Saquarema é a capital nacional do surfe graças a “ondas perfeitas”. Situada a cerca de 2,5 km do centro da cidade, Itaúna é acessível de carro, bicicleta ou ônibus, merecendo destaque entre as melhores praias do mundo.
O CIF-PLAYAS possui sedes no Chile, na Colômbia e no Canadá. Para chegar às dez melhores praias, avaliou locais na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela.
Veja a listagem das melhores praias dos países:
1ª: Varadero (Meliá Las Antillas), em Varadero, Cuba
2ª: Praia de Itaúna, em Saquarema, Brasil
3ª: Varadero Histórico, em Varadero, Cuba
4ª: Playa Varadero (Hotel Internacional), em Varadero, Cuba
5ª: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador, Brasil
6ª: Grumari, no Rio de Janeiro, Brasil
7ª: La Estrella, em Cayo Santa María, Cuba
8ª: Perla Blanca, em Cayo Santa María, Cuba
9ª: Praia do Forno, em Búzios, Brasil
10ª: Praia Azeda, em Búzios, Brasil