A Viação Salineira informou através de comunicado que, devido a falta de planejamento dos últimos governos para a mobilidade urbana da cidade de São Pedro da Aldeia, a empresa vem sofrendo com uma concorrência desleal e predatória que tornou real, primeiramente, a necessidade de readequação de linhas e horários, com o objetivo de tornar possível, a continuação dos serviços prestados, priorizando a qualidade e a eficiência do transporte coletivo que atende às zonas rurais e urbanas da cidade.
Segundo a nota, o efeito da pandemia agravou ainda mais a situação da empresa causando uma diminuição drástica no número de passageiros, o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos. A empresa ainda afirma que foram realizados esforços diários e constantes para resgatar a empresa, como reuniões com o Poder Concedente Municipal, associações de moradores e outros representantes, porém, a crise instaurada no transporte coletivo de passageiros em todo o país, também, reflete gravemente no município aldeense, e tornou lamentavelmente, inviável, a sobrevivência do sistema que atendia aos usuários pagantes e não-pagantes.
Sendo assim, o pequeno número de passageiros pagantes transportados, inviabilizou a manutenção do padrão de qualidade da empresa. Com pesar, a Viação São Pedro, do grupo Salineira, comunicou aos seus clientes, autoridades e imprensa, o encerramento das atividades na cidade de São Pedro da Aldeia, a partir da zero hora, do dia 08 de Julho de 2021.